Dayse Cristina Oliveira Melo | Comportamento

Amamentação e Atividade Física

Confira as dicas da consultora Dayse Melo.

Publicado em 28/09/2017

Dayse Cristina Oliveira Melo

Dayse Cristina Oliveira Melo - Comportamento

Colunista
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Amamentação e Atividade Física

A Organização Mundial da Saúde preconiza 6 meses de Aleitamento Materno exclusivo e até os 2 anos de forma complementar.

 

Neste período muitas mães desejam começar ou voltar a fazer atividade física e recuperar a forma que tinham antes da chegada do bebê.

 

A intenção esta semana é dar dicas de como isso pode ser feito tranquilamente, sem consequências para uma amamentação prolongada.

 

No período de lactação a mãe perde em média 700kcal diariamente apenas com o ato de amamentar. E em fase produtiva de lactação produz de 800 a 1200ml de leite por dia.

 

Alguns cuidados devem ser observados quando desse retorno ou começo às atividades físicas:

 

- Aumentar a ingestão de líquidos, que comumente deve ser de 3 a 5l, diários, com, pelo menos, mais 20% de consumo;

 

- A atividade deve ser acompanhada por um profissional capacitado observando o tempo máximo de duração, bem como, quantidade de dias durante a semana;

 

- Reforçar o sutiã, para que dê suporte necessário para as mamas, impedindo uma possível lesão;

 

- Sugere-se amamentar 30 minutos antes do exercício físico, para que o bebê receba os anticorpos presentes no leite materno, que podem apresentar uma queda de 10 a 30 minutos pós atividade;

 

- Uma observação precisa de como o corpo reage depois de ter dado início às atividades, pois algumas mulheres apresentam uma possível queda na produção.

 

Importante destacar que muitas mulheres não apresentam nenhuma resposta que impeça a continuidade da amamentação, bem como, das atividades, mas algumas apresentam e devem suspender. Exatamente, por isso, o acompanhamento de um profissional faz toda diferença nesta condução.

 

Desta forma, a queda na produção de leite pode ser ocasionada por:

 

  1. Exercício mal orientado;
     

  2. Má alimentação (fazer exercícios em jejum enquanto lactante);
     

  3. Ingestão de pouco líquido.

 

Consideramos e acreditamos na importante necessidade que as mães têm de retomarem suas atividades como um todo e terem um tempo para si, afinal, sentindo-se bem, elas se sentirão melhores na presença do seu filho e de toda a família e amigos.

 

Interaja conosco pelas redes sociais e nos conte a sua experiência. @amamaenasceuassessoria e @somosmaesdeprimeiraviagem


 

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Sobre o colunista

Dayse Cristina Oliveira Melo

Consultora Materna Especialista em Aleitamento Materno
Consultora do Sono Infantil 
Proprietária da A Mamãe Nasceu Assessoria
Mãe do Henri e esposa do Carlos