Dayse Cristina Oliveira Melo | Amamentação e Sono

O hábito de sucção e o sono do bebê

O pequeno associa o peito e a chupeta também ao adormecer.

Publicado em 21/08/2017

Dayse Cristina Oliveira Melo

Dayse Cristina Oliveira Melo - Amamentação e Sono

Colunista
compartilhamento:
  • Compartilhar no Facebook
  • Twittar
  • Compartilhar no Google Plus
O hábito de sucção e o sono do bebê

Na semana passada, falamos sobre os hábitos criados para os bebês dormirem. Quando as crianças adormecem num lugar, exemplo, no colo ou com uma pequena luz ligada no quartinho, entre um despertar e outro, se encontrar um lugar ou situação diferente, elas sozinhas não conseguirão restabelecer as situações que estavam presentes quando adormeceram então, elas pedem ajuda. Como? Como sabem se comunicar: chorando!

 

Outra situação comum, além do balanço e do colo, citados no texto da semana passada, é a chupeta.

 

Para dormir, a criança associa o movimento de sucção que faz ao usá-la. Se ela cair, o movimento para e faz-se necessário recolocá-la. Quando a criança não consegue encontrar a chupeta sozinha chora, pelo desconforto de precisar dela para sugar e voltar a dormir, e os pais têm que ajudá-lo a encontrar.

 

Destacamos que as crianças que despertam e necessitam do hábito de sucção para refazerem seu ciclo de sono e utilizam mamadeira como associação para adormecer, de nada adianta a técnica de “engrossar o leite” como muitos aconselham, acreditando que a criança, assim, estaria com o estômago cheio e não despertaria. Possivelmente, o que faz com que ela acorde e peça ajuda para voltar a dormir com o uso da chupeta para sucção é o hábito e não a fome.

 

A mesma associação é feita para os bebês que se acostumam a dormir no peito. Para eles ir ao peito não significa apenas alimentar-se, significa também dormir.

 

Isso dificulta o processo de descanso da mãe e do bebê que precisa renovar seu ciclo de sono a todo o momento com o apoio da mãe e não aprende a fazê-lo sozinho.

 

Obviamente que não se descarta a possibilidade de uma “livre demanda” para amamentá-lo, mas que ele vá para o peito quando estiver com fome e não para dormir, efetuando mamadas que garanta a ele resposta nutricional, bem como, para a mãe o descanso para retomar quantas vezes forem necessárias sua amamentação.

 

Na semana que vem daremos continuidade ao processo de sono dos bebês e seus hábitos.

 

Até lá!


*Dayse Melo, consultora materna e do sono, escreve semanalmente sobre o tema "Sono" aqui no Somos Mães de Primeira Viagem. 

Nota da redação: os bicos artificiais podem provocar o desmame precoce e prejudicar a arcada dentária. Evite.

compartilhamento:
  • Compartilhar no Facebook
  • Twittar
  • Compartilhar no Google Plus

Sobre o colunista

Dayse Cristina Oliveira Melo

Consultora Materna Especialista em Aleitamento Materno
Consultora do Sono Infantil 
Proprietária da A Mamãe Nasceu Assessoria
Mãe do Henri e esposa do Carlos