Evelyn de Paula Pereira | Psicomotricidade

Quando usar calçado no bebê

Confira as dicas da educadora física Evelyn de Paula Pereira.

Publicado em 05/10/2017

Evelyn de Paula Pereira

Evelyn de Paula Pereira - Psicomotricidade

Colunista
compartilhamento:
  • Compartilhar no Facebook
  • Twittar
  • Compartilhar no Google Plus
Quando usar calçado no bebê

Muitos pais têm a dúvida de quando deve usar calçado no seu filho e qual o mais adequado quando o bebê começa a andar. Por isso, para que entenda o uso ou não do calçado é necessário explicar que bebês muito pequenos não tem necessidade de usar.

 

Durante o processo evolutivo para estruturação do tônus muscular, do equilíbrio e da coordenação do andar, o bebê necessita usar os seus pés adequadamente para aquisição de uma boa postura para manter um andar harmônico e com distribuição do equilíbrio de forma igualitária com seus dois lados do corpo.

 

Até um ano de idade o melhor calçado é o bebê permanecer descalço, assim, ele aprenderá a usar adequadamente o seu pé, abrindo seu arco plantar e dedos dos pés. E, assim, vai buscando domínio de seu próprio equilíbrio e postura.

 

Até os dois anos de idade, quando o bebê começa a andar e a estruturar o andar e postura, é recomendado uso de calçados flexíveis, confortáveis, com solado ultrafino, para que ele sinta o pé vibrando em contato com o solo e para que ele mobilize os dedos e os pés dentro do calçado. Além disso, sapatos com solados muito grossos causam desconforto para o bebê e existe o risco de quedas. E o contraforte do sapato, aquele reforço que fica no calcanhar, deve ser firme e resistente para ajudar a criança a estabilizar os pés e evitar torções.

 

Fique atento para os bebês que caem muito, muito provavelmente ainda não estabilizou e estruturou o seu equilíbrio. Então vale a pena deixá-lo descalço.

 

Algumas marcas disponíveis : Pampili, Klin, Tip Toy Joey, Ortopé e Pimpolho.

 

compartilhamento:
  • Compartilhar no Facebook
  • Twittar
  • Compartilhar no Google Plus

Sobre o colunista

Evelyn de Paula Pereira

- Cref.003174-G/SP
 
- Professora de Educação Física
 
- Pós-graduada em Estimulação Psicomotora pelo ISPE-GAE
 
- Graduada pela UNIFMU
 
- Autora do site www.corpoematividade.com.br
 
- Professora de estimulação Psicomotora no Colégio My Place para bebês até 2 anos.
 
- Professora de natação e estimulação psicomotora em solo para bebês até 2 anos na Academia Bodytech unidade Shopping Eldorado São Paulo
 
- Ministra palestra de orientação para ensinar pais, bercaristas e professores a estimular bebês.